terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

MITO URBANO

Técnica do PIN invertido para evitar roubos no Multibanco é falsa

Já ouviram falar na técnica do PIN invertido? Circula há já algum tempo em Portugal um e-mail que dá uma dica aos utilizadores de cartões de crédito e débito, para se evitarem roubos com levantamentos em caixas Multibanco.
Mas a Sociedade de Sistemas Interbancários (SIBS), que gere a rede de Multibancos no nosso País alerta: a mensagem é falsa.
O e-mail é mais um daqueles que são enviados em cadeia e que recomendam o seu reenvio a todos os contactos. Diz que quem for forçado por um ladrão a levantar dinheiro numa caixa Multibanco, pode avisar a polícia imediatamente, digitando o código PIN ao contrário. Por exemplo, se o código fosse 1234, então a pessoa deveria marcar 4321. Supostamente a máquina reconhece que a senha está invertida e, apesar de entregar o dinheiro na mesma, alertaria a polícia imediatamente.
A SIBS afirma: «A técnica de introdução do PIN invertido como forma de alerta por parte dos utilizadores em caso de assaltos tem sido, desde há alguns anos, alvo de análise e discussão. No entanto esta técnica nunca foi implementada em qualquer país europeu ou de qualquer outro continente».
As razões são simples. «Tecnicamente existem problemas a ultrapassar começando logo pelos PINS capicuas». Os números capicuas são aqueles que se lêem da mesma maneira de trás para a frente e da frente para trás, por exemplo 1221 (qualquer que seja o sentido em que lê o número, é sempre igual), e nestes casos a máquina não saberia detectar quando é que o PIN estava ou não invertido.
Para além disso, diz a SIBS, este sistema seria pouco eficaz, já que «são poucas as pessoas que, confrontadas com um assalto, tenham calma necessária ao ponto de fazer uso deste mecanismo de uma forma correcta».
Por fim, a mesma entidade alega razões de segurança. «A integridade física dos nossos clientes está em primeiro lugar. O efeito da intervenção das forças policiais num contexto destes é compreensivelmente imprevisível».

Sem comentários: